31 de julho de 2013

MINHA VISÃO SOBRE: PARTO (ANTES)


Decidi registrar a minha visão sobre o parto antes de realmente ter que passar por ele.
Talvez o meu pensamento mude, talvez não seja realmente aquilo o que eu pense.

Quando conversei com meu esposo sobre, ele logo me disse: "Prefiro que faça cesárea! Não quero te ver sentindo dor. E eu vou ficar tão nervoso que não vou conseguir dirigir!"

E então decidimos por cesárea (sem antes mesmo eu estar grávida).

Bem, porque não? Eu teria sempre familiares para me ajudar. O meu próprio marido se dispôs a pegar o bebê toda vez que ele chorasse.
E sem contar que a cesárea possibilitaria meus pais de virem me ver na hora do parto, já que eles moram em outro estado.

Decidido? NÃO! Algo não estava certo.

Pesquisei, pesquisei e... cheguei a algumas conclusões.

Hora certa: 

Deve ser a pior coisa do mundo sair do hospital sem seu bebê. O parto natural ocorre a hora certa, na hora QUE o bebê escolhe. Se não está bom pra ele lá dentro, ele decide nascer. Simples assim!
Nunca me esquecerei da frase que o PEDIATRA RICARDO CHAVES disse:

"Nós combinamos com o bebê que ele vai nascer sexta-feira as 4h da tarde?
E se combinamos, ele respondeu?"

Leite materno produzido mais rapidamente:

Meu sonho é amamentar. Se você reparar, todo bebê olha nos olhos da mãe quando está mamando. Acho a forma mais linda de carinho. Sem falar nos inúmeros benefícios que todos já conhecem (comerciais passam sempre na TV).

Durante o trabalho de parto, a  mulher produz os hormônios ocitocina e prolactina, que facilitam a descida do leite. E como o corpo entenderá que chegou a hora de produzir o leite se ele não foi avisado o dia e a hora da cesárea?

O leite materno costuma descer de 3 a 5 dias após a cesárea. 
E até lá? Não quero correr o risco do bebê acostumar com a mamadeira.

Existem hospitais que ainda na sala de parto, colocam o bebê no peito da mãe para tomar o colostro.


Recuperação:

Moro em uma casa de 2 andares (cozinha em baixo e quartos em cima). Tenho uma cachorra que pula em cima de mim toda vez que me vê. Vou fazer xixi a cada 10 minutos (e nem estou grávida ainda!!).
Imagina fazer isso tudo com um corte imenso na barriga?

Fora o banho do bebê, as 8 fraldas por dia, a troca de absorvente a cada 2 horas, as visitas incansáveis de parentes que não fazem 1 café e não lavam 1 copo.

É CLARO que terei várias pessoas para me ajudar (mãe, sogra, tia, etc). Mas poxa, é o MEU bebê. Quero muito dar o primeiro banho, trocar a fralda e nina-lo durante a noite. Não quero que façam por mim. 

E xixi e cocô ninguém pode fazer por mim, né? Imagina a dor toda vez que se levantar? 
Imagina beber 3 litros de água (o recomendado para a lactante) e ter que chamar alguém a cada copo (lembre-se que a escada separa a geladeira da minha cama).

E imagina ficar 2 semanas só no andar de cima da casa? Vou ficar louca!

Riscos menores:

Já pensou se o seu bebê receber alta e você não? Já pensou não poder amamentá-lo se você precisar de remédios? Já pensou se inflamar aquele corte todo? Lembre-se: são 7 camadas de pele cortadas e costuradas. Lá dentro demora bem mais do que 1 mês para cicatrizar.

OBS: Em uma cesárea, perde-se cerca de 1,5 litro de sangue, já o normal somente 500 ml.

Vantagens para o bebê:

Tirei esse trecho do Bebê Abril:

A criança respira melhor: quando passa pelo canal da vagina, o tórax do bebê é comprimido, assim como o resto do seu corpo. “Isso garante que o líquido amniótico de dentro dos seus pulmões seja expelido pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança na hora em que nasce”, explica Rosângela Garbers, neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Sem falar que as contrações uterinas estressam o bebê – e isso está longe de ser ruim. O hormônio cortisol produzido pelo organismo infantil deixa os pulmões preparados para trabalhar a todo vapor. A cesárea, por sua vez, aumenta o risco de ocorrer o que os especialistas chamam de desconforto respiratório. Esse problema pode levar a quadros de insuficiência respiratória e até favorecer a pneumonia.

Precisa dizer mais nada né?

Vínculo entre mãe e bebê:

Receber nos braços o meu bebê quentinho, deve ser a melhor sensação do mundo. Melhor do que o primeiro beijo, melhor até do que o POSITIVO no teste de gravidez.

Na cesárea estarei de braços amarrados e vendo o meu bebê enrolado em um pano azul, sem nem poder conferir se realmente o médico estava certo quando disse "é um menino".


Vínculo entre marido e mulher/pai e bebê:

Eu imagino a cara de preocupado do meu esposo, olhando eu sentir dor, fazendo carinho nos meus cabelos. Preocupado, cansado e EMOCIONADO. Ao invés de uma toalha estendida, separando a nossa visão do acontecido, ele verá o bebê dele nascer.

Creio que a visão do homem para com a mulher deve mudar de uma maneira sobrenatural. Vê-la parir seu bebê, fazendo-o nascer, deve ser incrível.

E que lindo deve ser escutar o homem que você ama te dizer "você consegue!".


Então é isso. Decidido? SIM!

Tentarei de tudo para ter o parto o mais normal possível.

NÃO sou contra a cesárea feita com razão. Ela salva vidas.
NÃO sou contra a anestesia durante o trabalho de parto, acredito que cada mulher tem uma resistência diferente. Porém, eu farei de tudo para não tomá-la.

Se eu estiver evoluindo bem, não aceitarei o uso da OCITOCINA ARTIFICIAL. Conversarei com minha médica durante o pré-natal.

Lembrem-se sempre: Você não é coadjuvante na sala de parto. É a protagonista!!

OBS: Minha opinião foi mudada depois de muita pesquisa. Mas a decisão final chegou após assistir o vídeo "O RENASCIMENTO DO PARTO". Vale a pena assistir.

OBS²: Meu marido fez parte de cada pesquisa e de cada decisão. Hoje ele sabe e entende sobre o parto normal e me apoia totalmente (te amo, amor! Você será um ótimo pai!).

Imagens: CriançasAlienado e SurfCrew

7 comentários:

  1. Oi oi flor.
    Olha eu aqui outra vez, rsrs
    E mais uma vez, me identifiquei bastante com o que você escreveu. Porquê?
    Porque eu tinha colocado na cabeça que queria fazer cesárea. Tinha medo da dor! Além do quê, muita gente já crucifica o parto normal. Dizendo que a cesárea é a melhor opção alegando que ''não tem dor''. Como assim não tem dor? E a recuperação? E as 7 camadas de pele que precisam reconstruir? E a 'dor' de não poder andar pela casa, trocar seu bb, tomar um banho decente...
    Enfim, pesquisei bastante também, vi vários videos e me informei. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, não é uma dor INSUPORTÁVEL (se fosse, nenhuma mulher ia parir, certo?) sem contar que você não vai precisar depender de ninguem pra até beber um copo de água.
    Acredito que HOJE, a minha decisão é PARTO NORMAL! Claro que ainda fica aquela duvida amiga na cabeça: será que dói muito?
    Mas aí eu lembro que vai ser pelo meu BB, e por ele(a) eu enfrentaria qualquer dor.
    Mais uma vez escrevei demais, rsrs
    Mas é isso. Tô contigo nessa flor!
    Bjim, Babi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi! Legal o seu relato!
      Estamos juntas õ// hahaha
      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi, Débora!!
    Oi, Débora!
    Que bom que o meu post foi útil para alguém!
    Tentantes acabam ficando com os mesmos medos das já gravidinhas!! É verdade. Eu, quando comecei a tentar, cuidei! Porque a gente nunca sabe quando o bebê vai estar ali!! Mas, não encanei muito, senão a gente deixa de viver normalmente na fase de tentante e, às vezes, pode demorar... aí é melhor não ficar muito nervosa!

    Obrigadão pela visita!!

    Sobre o teu post de hoje, eu também penso muito a respeito. Tem muitos prós e contras em ambos tipos de parto... eu acho que vale a pena pesquisar bastante mesmo!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por aparecer por aqui!!
      Sucesso! Beijos :-*

      Excluir
  3. Gostei dessa postagem pois na minha 1 gestação antes deu descobrir o risco
    eu ja tinha optado pela cesariana , agora na segunda queria muiiiito um pn ai vamos ver né pois agora o risco de vida é meu .. mais vaid ar tuudo certo..
    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas já está caindo esse "mito" que após cesárea não se pode ter normal. Já pesquisou sobre o assunto?
      Grande beijo!!!

      Excluir
  4. Oi Dé!!! Voltei :)

    Adorei o post, eu também quero que minha princesa venha ao mundo na hora que ela quiser (Siiiim, é uma menina *----*). Eu morro de medo de precisar fazer cesárea, deve ser horrível ter que ficar com dor durante dias e nem curtir o bebê né. Tá certo que dizem que a dor do parto é a pior dor do mundo e bla bla bla, mas, é como eu digo, vai doer na hora, depois que o bebê sair pronto, acabou a dor e minutos depois vc já pode se levantar e cuidar do seu bebê. É claro que dá um medinho do parto normal, das contrações, da dor, de fazer força e o bebê insistir em ficar mais umas horinhas lá dentro, mas a recuperação é muuuito mais rápida.
    Bom, é isso. Até a próxima!!

    Beijos férteis :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...