20 de novembro de 2012

SEXAGEM FETAL

 

Eu sempre fui muito curiosa! E sempre soube que quando engravidasse, iria ser um tormento esperar até 4 ou 5 meses para saber o sexo do bebê.

Mas eis que surge um exame feito especialmente para mulheres curiosas como eu! A Sexagem Fetal.

"O teste de sexagem fetal permite a identificação do sexo da criança a partir da oitava semana de gravidez. Para entender como o teste funciona, é necessário retroceder algumas décadas.
No final do século 20, os pesquisadores demonstraram que um pequeno número de células do feto atravessa a barreira placentária e penetra na circulação materna. Mais tarde, observou-se que existe também DNA fetal circulando no sangue materno. Hoje, sabe-se que existe um fluxo bidirecional de células e de DNA durante toda a gravidez.
O DNA fetal é removido rapidamente da circulação materna, com vida média em torno de duas horas. Contudo, como existe um fluxo contínuo de DNA fetal para a mãe, o DNA fetal pode ser analisado a partir de amostra do sangue materno. Entre a 8ª e a 17ª semanas de gestação, cerca de 3% do DNA presente na circulação materna é de origem fetal, atingindo cerca de 6% no final da gravidez. 

As mulheres possuem dois cromossomos X (46,XX); e os homens, um cromossomo X e um Y (46,XY). Portanto, no diagnóstico do sexo genético fetal são utilizadas sondas moleculares específicas para segmentos de DNA existentes apenas no cromossomo Y, que é exclusivo do sexo masculino. Para a realização do exame são coletados 10 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA. A gestante deve preencher um questionário com informações relevantes para a interpretação do exame e assinar um termo de consentimento no qual ela concorda com os termos e limitações do método. O índice de acerto do exame varia conforme a idade gestacional. Veja a tabela:


Fase da gravidez
Sexo Feminino
Sexo Masculino
Até 8ª semana
74,0%
>99,0%
8ª a 10ª semana
99,0%
>99,0%


É importante ressaltar que o teste é muito seguro e que os erros são raríssimos. Algumas vezes pode haver divergência entre os resultados do teste de sexagem fetal e o resultado da ultrassonografia (USG) e, segundo a experiência acumulada em vários serviços, o índice de acerto do teste molecular é superior ao da USG."

Antes de pesquisar sobre o assunto, eu tinha um medo danado. Pensava assim: "ah, saber se o bebê é menino é fácil! Eu não tenho cromossomos Y. Mas e se for menina??". Mas aí eu entendi. Nós temos 46 cromossomos. No caso nós mulheres, XX. Então se achar mais de 46 cromossomos XX é menininha. E se tiver um Y, aí não tem dúvida né? É um garotão!! (Salvo pessoas com doenças genéticas em que há a presença dos 2 cromossomos, X e Y. E no caso da mamãe ter recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão de outro homem.)

Com CERTEZA quero fazer este exame. Mas o preço é muito salgado! Aqui na Baixada está entre 300 e 450 dinheiros.

Mas a curiosidade matou o gato né? Acho que já vou começar a juntar moedas!

E vocês? Já fizeram o exame? Deu certo? 

Texto em destaque: Lavoisier Medicina Diagnóstica

2 comentários:

  1. Super interessante este exame!
    Amei seu blog flor,
    se puder dê uma olhadinha no meu, você não irá se arrepender rs'
    http://raisaoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...