25 de novembro de 2012

ÁCIDO FÓLICO


No post anterior, quando contei sobre minha primeira visita ao Ginecologista, comentei que ela tinha me passado Ácido Fólico.

Na verdade, antes que ela pudesse dizer qualquer coisa a respeito, eu já perguntei sobre e pedi pra ela me passar.

Tenho certeza que ela iria me passar pois ela demonstrou ser uma ótima médica, mas do jeito que eu estava nervosa, preferi perguntar de uma vez.

Ela me passou 1 comprimido ao dia, tomado antes do almoço até os 3 meses de gestação (lembrando que eu ainda não estou grávida eu acho).

Na farmácia aqui perto-de-casa-onde-tudo-é-caro custou R$7,55 com 20 comprimidos de 5mg cada caixinha (Folonin). Achei bem barato. Afinal, tomando-se até os 3 meses de gravidez, tem que ser né!


O comprimidinho é verdinho. Uma bolinha achatadinha, pequenininha, fácil de engolir :)


Li e reli a bula, como faço com todos os remédios que tomo.

Diz assim:

INDICAÇÃO:
O medicamento FOLONIN é indicado para pessoas que apresentam deficiência de ácido fólico no organismo, pessoas que se encontram sob risco de desenvolver tal carência.

FOLONIN é indicado para mulheres que estão em idade de engravidar, para prevenir o nascimento de crianças com defeitos na formação do tubo neural.

FOLONIN é indicado para a reposição de ácido fólico em pacientes que desenvolveram anemia megaloblástica, devido a falta desta vitamina.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações: Em casos de alergia aos componentes da fórmula, orienta-se interromper o uso da medicação e procurar orientação médica.
Advertências e Precauções: Deve haver cautela na administração de ácido fólico em pacientes com
deficiência de vitamina B12 ou naquelas que já desenvolveram anemia perniciosa. Em ambos os casos, há a possibilidade da ocorrência de lesões neurológicas.
Ingestão concomitante com outras substâncias.O uso de certos anticonvulsivantes (difenilhidantoína) e anticoncepcionais orais podem interferir na absorção e armazenamento de ácido fólico.

O que eu escrevi aqui é somente um pedacinho da bula, tem muito mais coisas que eu não sabia, então informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

O certo é começar a tomar a partir do planejamento do bebê. Na bula diz 1 mês antes da gestação, há quem diga que é bom 3.
Só sei que a médica me disse que o IMPORTANTE são as primeiras semanas. A época em que o Tubo Neural do bebê é formado.

Bom também é tomar sempre no mesmo horário do dia. Na bula não especifica em que parte do dia tenho que tomar, só diz que TEM que ser no mesmo horário. Na receita médica, a Drª escreveu: "antes do almoço", então... quem sou para desobedecer não é?

Mas me digam, e vocês? Já tomam Ácido Fólico?

3 comentários:

  1. Comecei a tomar por conta própria, mas me deu uma baita alergia...

    Vou esperar pra tomar depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Pra mim fez tão bem!
      Vai no gineco e pede pra ele te passar um que te faça bem!
      Bjs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...