11 de fevereiro de 2014

O REAL MOTIVO DO MEU DESAPARECIMENTO

Desta vez eu não tenho desculpas para justificar o meu sumiço do blog.
Eu escrevi porque eu não quis, simplesmente.
Estava (e ainda estou) desanimada, frustrada e chateada.

Vou dizer o por quê.

Desde que me descobri grávida, o assunto por mim mais procurado no Google é "parto".

Descobri então A VERDADE.

Que o mundo vive uma cultura cesarista, onde existem "n" indicações ridículas para se fazer cesárea.
Médicos que enganam descaradamente uma mulher fragilizada (porque mulher grávida é frágil, gente!) somente para ganhar mais.

Ora, em 1 dia de trabalho se faz 5 cesáreas (ou mais) e somente 1 (no máximo 2) partos normais.

Para que ganhar por 1 se posso ganhar por 5?

Médicos que tratam uma vida somente como mais um bebê, não entendendo que aquele é O bebê para a tal mãe.

Surgiu então uma cultura tão cesarista, que hoje os estudantes de medicina aprendem errado. E quiçá os professores de medicina também.

Quando terá sido a última vez em que se aprendeu medicina baseada em evidências? Em que século?

Hoje nossos hospitais agregam médicos que NUNCA fizeram parto normal. NUNCA! (E se um dia fizeram, o fizeram com indução desnecessária, corte no períneo, manobra de Kristeller, entre outras tantas intervenções desnecessárias e cruéis (e se for assim, você acha realmente que uma jovenzinha preferirá um parto normal a uma cesárea?).

E assim, jovens e mais jovens vem crescendo nesse mundo cirúrgico, onde o parto normal é visto como coisa de índio.

Pois bem, se isso é coisa de índio, mim ser índia branca.

Mas sabe o que me dói mais? O que me frustra e às vezes me deixa até com raiva?

A mente fechada das pessoas. Estamos cercadas de gente preguiçosa para aprender, gente acomodada.
Eu aposto os dinheirinhos que eu nem tenho se agora,  NESSE EXATO MOMENTO não tem um bando de gente ignorante dizendo que todas as evidências apresentadas sobre o parto natural são mentirosas.

E quando eu digo gente ignorante, eu não me refiro a pessoas sem estudo, ou até aquelas que um dia foram enganadas pelos médico. Eu me refiro à pessoas que REJEITAM o saber.

Estou cansada, totalmente esgotada de tentar mostrar e AJUDAR (pois eu faço isso pra te ajudar, moça! Eu não ganho dinheiro com isso) e ouvir que o médico tem sempre razão, ou até ver a cara de desprezo e descrença.

Pois se você não acredita em mim, faça como eu. Vá à luta! Busque informações!

Eu um dia já disse "eu? parto normal? NUNCA!". Pois fui em busca de informação e vi a verdade.

Se o médico fofinho te disse que circular de cordão mata, busque uma 2ª, 3ª, 4ª opinião! Seja esperta! Procure um BOM médico. Pergunte o índice de parto normal do seu obstetra. Entre em contato com obstetras humanizados. Pergunte, pesquise, ESTUDE!

É a vida do SEU filho que está em jogo.

E é por isso TUDO, por essa frustração, por me sentir um ET nesse mundo cesarista, que eu parei de escrever no blog.

Nem contei que eu tenho uma doula. Nem contei que faço parte de um grupo POWER sobre parto normal humanizado. Nem contei que eu penso em um dia ser obstetra/doula/enfermeira obstétrica/parteira/(algo no ramo).

Não contei pois parece que não tem quem queira ouvir.

Se tem alguém aí que quer de FATO informação, levante a mão e grite "EU". Informação não dói. Ninguém vai enfiar a mão pela sua vagina e arrancar seu bebê.

Débora S.

23 comentários:

  1. EUUUUUUU!!

    Pode contar comigo! Faço parte dessa minoria que busca pela verdade, pela informação e pelo desejo incansável de ter um parto MEU, digno, respeitoso, ...!!

    ResponderExcluir
  2. Hei, eu to aqui! To aqui sim! Pode dividir isso comigo, eu te apoio! Escreve sim! Entendo tudo o que você disse aqui, mas discordo numa coisa: acho que você tem que escrever isso sim, publicar, e será ouvida sim e quem sabe despertará uma futura mamãe que estiver aberta. Pelo menos você plantará uma pulguinha atrás da orelha de alguém.
    Beijo, Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Euuuuuu!!!

    Débora, entro TODOS dias no teu blog pra ver se tem post novo...e óia q demorô hein kk...
    Eu sou tentante, estou começando a enxergar as coisas como realmente são e já tô ficando com medo de quererem me enfiar goela abaixo um parto cesárea.. eu já peço a Deus que me dê condições físicas para parto normal, pq sou maagra, meia fraca, mais quero ser uma gestante foorte e corajosa pra ter parto natural que com certeza é melhor para o bebê e para a mamãe.
    Com certeza vou ler todas as tuas postagens, tô contigo e não abro! Entrega nas mãos de Deus.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Isso é mesmo um absurdo! Somos formiguinhas lutando contra um gigante mas tenho fé que um dia essa realidade mudará.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. EUUUUU! :D

    Antes de querer ter meu bb, só de ouvir falar em PN já me descabelava. Só pensava no tal ''conforto'' da cesárea. Mas, quando o instinto materno bateu na minha porta (e eu abri) as coisas começaram a mudar pra caramba. Minha visão mudou. Meu pensamento mudou. E por fim, minha vontade mudou.
    Não, ainda não estou grávida. AINDA. Mas assim que o positivo chegar até mim, eu já sei que decisão tomar. Nem que eu tenha de ir à 50 médicos, mas a MINHA vontade é Parto Normal!
    Tô contido Débora! <3

    Ahhh, mostra fotos da sua barriguinha... Conte suas novidades... Tô com saudade de chegar aqui e ver mil post's que eu ainda não li, rs

    Bjim, Babi!

    ResponderExcluir
  6. Oi Débora!!! Cheguei no seu blog sem querer, fazendo umas pesquisas e me deparei com esse post... Te entendo perfeitamente, sou doula e convivo com esse mundo cesarista que é de doer, pior é ver a sociedade machista e cesarista em que vivemos, e sim ignorante! A grande maioria ainda vê a figura do médico como um semi Deus que tudo sabe, que jamais é contrariado ou questionada, que tem a palavra final e decide por nossos corpos e por nós! Chega a ser patético e ridículo.
    Mas estou escrevendo pra dizer pra você não desanimar, pelo que ví está no caminho certo, se informando, pesquisando, buscando grupos de apoio, tem uma doula (EBA!) e tenho ctz que conseguirá um lindo parto respeitoso pra você e seu bebê.
    Quanto aos outros, a informação ta ai pra quem quiser, não se desgaste ... Quem quer vai atrás, não dá pra enfiar um parto guela a baixo de alguém só porque sabemos que (geralmente) é a escolha certa e melhor a se fazer. Enfim.... Força ai! :)

    ResponderExcluir
  7. Oi lindona ! Tudo bem ???
    Achei seu blog aqui hj, e dei uma lida nos posts . . .
    Tb to tendo dificuldade de acertar com algum medico, estou fechando o primeiro trimestre . . . Como tenho mais uma ultra a fazer to esperando a data certa, pra ir em um novo medico, é uma busca, uma jornada . . . Mas diferente de vc, eu quero cesarea (opçao mesmo) . . . Agora, algumas duvidas, vc teve enjoos e vomitos ??? Ainda sente ??? Olha, eu enjoo de tudo, e vomito ainda muito . . . com esta parte da gravidez eu nao esperava rsrsrs . . . nao vejo a hora de passar isso . . . nem tenho fome . . . muito enjoo . . . a primeira medica receitou meclin, mas é so eu tomar isso, pra dormir o dia todo . . . Eu quero é que passe logo kkkkkkkkkk :)) Beijosss, espero q vc consiga seus objetivos :***

    ResponderExcluir
  8. Tb to tendo dificuldade de acertar com algum medico, estou fechando o primeiro trimestre . . . Como tenho mais uma ultra a fazer to esperando a data certa, pra ir em um novo medico, é uma busca, uma jornada . . . Mas diferente de vc, eu quero cesarea (opçao mesmo) . . . Agora, algumas duvidas, vc teve enjoos e vomitos ??? Ainda sente ??? Olha, eu enjoo de tudo, e vomito ainda muito . . . com esta parte da gravidez eu nao esperava rsrsrs . . . nao vejo a hora de passar isso . . . nem tenho fome . . . muito enjoo . . . a primeira medica receitou meclin, mas é so eu tomar isso, pra dormir o dia todo . . . Eu quero é que passe logo kkkkkkkkkk :))

    ResponderExcluir
  9. Nossa sei bem como é isso, quando descobri que estou gravida fui com minha ginecologista que eu ia anossss, e ela simplesmente já estava marcando a data do meu parto, nossa fiquei em choque. Minha família é totalmente contra o parto normal e humanizado como eu quero, eu não contei minha decisão pra ninguém, graças a deus encontrei meu medico um anjo na minha vida, que tirou todas minhas duvidas, e o principal parto que ele faz é o normal, depois que assisti o filme "RENASCIMENTO DO PARTO" assista você vai amar, eu me apaixonei pelo parto humanizado, por mi teria em casa mesmo, mas isso meu marido é contra, então vou ter no hospital mesmo mas com um equipe totalmente humanizada, eu apoio você :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Débora! Conheço uma menina que passou pela mesma situação, o blog dela é http://www.acidoergosum.com/ Tem o relato do parto dela lá, acho q vc vai gostar! bjs e boa hora pra vc

    ResponderExcluir
  11. oi Debora, comecei a ler seu blog tem pouco tempo e simplesmente AMEI! eu já sou mamãe e tive que fazer uma cesaria as pressas, mais te digo desde que descobri que tava gravida eu me preparei e estudei pra ter o parto o mais natural possivel, infelizmente não deu :/ mais eu super apoio o PN, e se eu tiver outro filho vou fazer de tudo pra ter parto natural.
    um grande beijo em vocês

    ResponderExcluir
  12. EUUUUUU

    ESTOU DE ACORDO COM VC QUERO MT TER MEU PARTO NORMAL MAS AIIII ESTÁ A QUESTÃO SERÁ QUE OS MÉDICOS IRAM FAZER OU SERÁ UMA DAQUELAS DESCULPAS VCS NÃO TEM PASSAGEM AIII QUERO TANTO MEU PARTO NORMAL E MELHOR TANTO PARA MÃE COMO PARA O BEBÊ QUERIDAAAAA VÁ ADIANTEEEEE NÃO DESANIME !!!!!

    ResponderExcluir
  13. Débora, isso acontece muito em convênios, pq no SUS é feito de tudo e infelizmente ate absurdos, ate "virar" o nenem, como aconteceu com uma conhecida, para fazer (forçar) o parto normal, que é mai barato... é triste há interesse, é uma especie de "mafia" esse tipo de coisa, o podemos fazer é nos instruir, e passar a ter consciência, e não ser mais um que segue o "rebanho".

    ResponderExcluir
  14. Também estou nessa minoria! Vamos juntas meninas!! :)

    ResponderExcluir
  15. em primeiro lugar, parabéns pela gravidez!
    (tava vasculhando umas coisas e vi o post que você escreveu ano passado sobre a gente e quase chorei de novo. ahahahha!)
    que bom que vem um bebezinho por aí! te desejo muita tranquilidade nessa gestação, muito amor e muita abstração pro tanto de coisa que você já ouviu e ainda vai ouvir.

    olha, eu confesso que a maior parte do tempo faço vista grossa pro sistema obstétrico desse país. aliás, pro sistema em geral. é de pirar o cabeção.
    mas às vezes a gente tem que olhar mesmo, pirar sim e se revoltar pra não deixarem que nos enganem também.
    de resto, abstração, sempre a abstração. vão te falar muita asneira, vão te dar palpites completamente absurdos e, baseados em evidências? não! em puro achismo.
    melhor coisa que você faz é não dar ouvidos a essas pessoas. não se dar nem ao trabalho de tentar explicar certas coisas porque tem gente que não quer escutar, se informar, aprender, só quer falar, falar, sem a menor pretensão de chegar a lugar algum.

    por isso, te dou agora um presente: o maravilhoso BOTÃO PAISAGEM. você pode carregá-lo onde for. ele é pequeno, discreto, mas extremamente eficaz não apenas na gravidez, mas ao longo de toooooda a sua vida de mãe. ele funciona de maneira bem simples: quando começar o blablablá sem fim você aperta ele e plim! deixa a fala da pessoa no mute enquanto você fica com cara de paisagem. também dá pra ajustar pra configuração cara de alface, respostas monossilábicas e, ao invés de simplesmente silenciar a conversa, você pode escolher a opção música de elevador/chamada em espera.
    desfrute sem moderação.
    ah, e a validade é por tempo indeterminado.

    beijos e mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. eeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    #tamoJunto

    ResponderExcluir
  17. Débora, desistiu o blog? faz meses que venho aqui atrás de notícias suas e nada,,,
    bjo, Renata

    ResponderExcluir
  18. É Concordo c vcs tenho medo do "parto normal" mas cesárea só em casos extremos.....

    ResponderExcluir
  19. Acho importante você compartilhar o que sabe, eu mesmo sou blogueira para isso, e falta esclarecimentos, há gente que gostaria de ouvir não se sinta assim.
    Eu fiz 3 cesáreas e talvez se tivesse a informação que tenho hoje eu não teria feito, quem sabe só a do Bj que estava sentado, rsrs
    Hoje estou esperando o meu quarto filho e vejo que tenho tudo para fazer outra cesárea, inclusive a falta de apoio de todos, tenho buscado informação e espero tentar ao menos ter um parto normal. Não natural porque não tenho condições financeiras para tal.

    Um forte abraço, Cynthia


    www.maedahora.com

    ResponderExcluir
  20. EEuuuu!!!! Concordo 100% com seu post! Amei!

    ResponderExcluir

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...