16 de dezembro de 2013

DESABAFO

Estou triste, com medo e com muita vontade de chorar!
Que país é esse em que vivemos?
Um lugar onde não se tem autoridade nem sobre o próprio corpo. E o pior é que as pessoas desinformadas acreditam em médicos mercenários e cruéis.
Já perdi as contas de quantas vezes ouvi falar "quem manda na gravidez é o médico". Como é que é? O corpo é meu! As 7 camadas de tecido que serão cortadas são minhas!
Quem ficará na cama por dias, toda cortada sem nem conseguir dar banho no bebê, SOU EU!
E parem de dizer "ah, eu não senti nada". Problema é seu.
Respeito quem escolhe a cesárea eletiva, cada um sabe da sua própria capacidade, mas EU quero sentir as dores, EU quero fazer força e ajudar meu filho a vir ao mundo. EU quero sentir a ocitocina NATURAL me invadir, fazendo meu leite descer, trazendo as contrações cada vez mais regulares e doloridas, me fazendo cada vez mais mãe.
O medo que eu menciono no início do meu desabafo não é o medo do parto, é o medo das pessoas. Médicos que forçam a cesárea simplesmente porque para eles é melhor (afinal, ir pro hospital de madrugada pra que né? Marca a cesárea às 15hs). Medo das enfermeiras impacientes, medo das pessoas mais próximas que não se preocupam em dar apoio.
Esses dias, ouvi dizer de uma colega que chegou no pré-natal e escutou da médica "a data de corte é entre 39 e 40 semanas". Data de corte? Que isso, um açougue?
As pessoas tem que entender que Deus fez um corpo perfeito, um corpo capaz de gerar e de fazer nascer uma criança. E não precisa se cobrar R$12.000,00 para isso (pois esse foi o preço que me passaram para um parto normal). Cada vez acredito mais que "a segurança do bebê" não tem nada a ver com a escolha do médico. DINHEIRO é o que está envolvido no negócio.

O corpo é meu. QUERO sentir as dores. Quero tentar pelo menos. Sou corajosa o suficiente para tentar.

E para quem diz que eu não consigo (acreditem, eu já ouvi muito isso!). EU CONSIGO SIM!
EU SOU MÃE!

9 comentários:

  1. Penso como você! Após um aborto há dois anos, comecei a pesquisar esse universo da maternidade.. conheci "o renascimento do parto" e toda a violência obstétrica que existe.. acredito no poder da mulher de parir e quero isso para mim.. ter o meu parto!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos conseguir!!
      Beijos e volte sempre :)

      Excluir
    2. Vamos sim!! Onde você mora tem casa de parto? E como você está? beijo!!

      Excluir
    3. Desculpe a demora em responder, Lane!
      Estamos bem, e vc?
      Casa de Parto não, mas vou pra longe para conseguir parir com decência!
      Temos que ir à luta, não é?

      Excluir
  2. Adoro seus posts! Poderiam ser diários se você tiver tempo!
    #ficadica
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! Adoraria receber sugestões de posts :)
      Grandes beijos meus e do Davi <3

      Excluir
  3. Adorei o desabafo muito lindo o post amei !

    ResponderExcluir
  4. adorei o post, parabéns, ótimo blog !

    ResponderExcluir
  5. Oi Débora. Confesso que me emociono quando vejo mães empoderadas assim como vc. De fato parir no Brasil é uma luta gigante pois,são poucos os médicos que respeitam as gestantes. Eu aconselho vc a procurar uma Doula que com certeza ela te indicará uma equipe humanizada para realizar o parto que vc tanto deseja e caso vc for usas o SUS dependendo de onde mora existe as casas de parto que é um lugar público onde se fazer partos humanizados. Se quiser me adicionar no facebook para trocarmos experiências pode buscar lá como Bruna Almeida Rolemberg,
    E sobre o seu comentário no meu blog, infelizmente não moro em SP porque se morasse com certeza faria obstetrícia é uma área que me identifico muito, pena que moro no fim do mundo rs :( . Sei que Doulas não fazem partos, mas, como no meu sonho, sempre acontece de um bebê apressadinho nascer e só a Doula estar ali no momento rs.

    Beijos beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...