8 de julho de 2013

PEDIDO DA VEZ: INCOMPATIBILIDADE SANGUÍNEA


Desta vez, quem fez o pedido de post foi a linda e simpática Medellynn Oliveira, que está grávida de 4 meses. Obrigada Medellynn :)

Ela além de fazer uma ótima sugestão, ainda me contou como ela - que tem incompatibilidade sanguínea- faz seu pré-natal e tratamento.

Mas antes, vamos entender o que é  a INCOMPATIBILIDADE SANGUÍNEA:

O problema acontece quando a mãe possui o fator sanguíneo Rh negativo e o seu bebê fator Rh positivo. Aí, caso o sangue do bebê sair da placenta e entrar em contato com o organismo da mãe, a mesma começa a produzir anticorpos que destroem o sangue do seu bebê ocasionando problemas sérios a ele.

Isto acontece porque o fator Rh positivo do bebê atua como antígeno (produção de anticorpo) quando entra em contacto com o fator negativo.

Por isso sempre recomendamos o pré-natal. Com os exames certos, é possível saber se há ou não anticorpos contra o seu bebê (já que não dá para saber o tipo sanguíneo dele no útero).

A Medellynn me contou que o médico dela disse não haver preocupações por ser o seu primeiro bebê.
Após o parto, em até 72hs, ela deverá tomar a vacina chamada Anti-D (gamaglobulina injetável) para que os anticorpos anti-Rh sejam destruídos, e em uma próxima gestação não haver problemas.


A mãe que não tomar a vacina e tiver uma segunda gestação com as mesmas características, terá chances enormes de o bebê desenvolver sérias doenças (de anemia e icterícia leves, à deficiência mental, surdez, paralisia cerebral, edema generalizado, fígado e baço aumentados, icterícia e anemia graves), falecer ainda no útero ou até mesmo durante o parto. A vacina evitará isso.
Mas é fácil descobrir se há ou não o problema. Se você e o pai forem Rh NEGATIVO, não há problema algum. Não importa o tipo de sangue (A, B, AB ou O) desde que ambos tenham o mesmo fator (negativo ou positivo).

Mas se o pai ou a mãe tiverem o fator Rh diferentes (um positivo e o outro negativo). As chances de mãe e bebê terem incompatibilidade são de 50%.

Então, quem está grávida, procure o seu ginecologista/obstetra e peça as informações necessárias. E se você é tentante, procure seu médico e peça o exame.

Eu já fiz o meu. Sou B+ e meu marido AB+. Não temos com o que nos preocupar.

E Medellynn, MUITO obrigada pela sugestão. Que o seu bebê venha com toda saúde do mundo!

E você, quer dar uma sugestão de post?
Clica lá em CONTATO e escreva para o blog.

Beijos! Dé :)

Fontes: http://vilamulher.terra.com.br/gravidez-incompatibilidade-sanguinea-entre-a-mae-e-o-bebe-9-2990704-54265-pfi-anunes.html
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez/incompatibilidade-sanguinea/

3 comentários:

  1. Oi Dé
    Que bom que gostou da minha sugestão, fiquei muito feliz por você ter feito o post. :) Muito obrigada pelo carinho e que Deus te abençoe, estou na torcida por você. :D
    Beijinhos férteis haha :)
    Medellynn

    ResponderExcluir
  2. Meu sangue é O positivo e do meu marido B positivo. Tenho tido hematomas retrocorionicos e o GO acha que pode ser incompatibilidade sanguínea. Procede?

    ResponderExcluir

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...