3 de abril de 2013

EXAMES PRÉ-GRAVIDEZ


Muitas me perguntam se eu já fiz exames pré-gravidez e se sim, quais foram.

Pois bem...
Antes de tentar de fato engravidar, meu marido me convenceu de ir ao ginecologista. Eu ODEIO ir ao médico. Mas achei que ele tinha razão.

Fui e comentei que tinha parado o AC (anticoncepcional) e que queria engravidar. E ela me passou os seguintes exames:



HEMOGRAMA COMPLETO

No hemograma, o médico verá se seu nível de hemoglobina está baixo, o que é um sinal de anemia. Se você estiver anêmica, o obstetra vai orientá-la sobre quais alimentos preferir (como carne vermelha magra e verduras escuras) para reforçar o estoque de ferro no seu organismo. Ele pode prescrever também suplementos de ferro. Sua taxa de hemoglobina pode ser verificada de novo ao longo da gravidez, pelo exame de sangue, se você apresentar cansaço excessivo. BabyCenter


FATOR RH

Pra falar a verdade, eu não fiz esse exame pois já tinha feito quando criança. O fator RH meu e de meu marido batem perfeitamente.

O fator Rh só é importante na gravidez se a mãe for Rh negativo e o bebê for Rh positivo (a criança pode herdar essa característica se o pai for Rh positivo). Se o sangue do bebê entrar na sua corrente sanguínea, seu sistema imunológico pode reagir contra o antígeno D do sangue do bebê, como se ele fosse um "invasor", e produzir anticorpos contra ele. Esse fenômeno é conhecido como "sensibilização" e, embora normalmente não cause problemas numa primeira gravidez, se você ficar grávida de novo e o bebê também for Rh positivo, os anticorpos do seu sistema imunológico podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do bebê, provocando anemia, icterícia ou, em casos mais graves, insuficiência cardíaca ou hepática na criança. O problema recebe o nome de doença hemolítica perinatal, ou eritroblastose fetal. BabyCenter


TOXOPLASMOSE
O parasita que causa a toxoplasmose pode estar presente nas fezes do gato. A toxoplasmose não é uma infecção grave para você, mas pode ser para o desenvolvimento fetal. A ingestão de carnes cruas ou malpassadas é na verdade a fonte mais comum da infecção, mas, ainda assim, as fezes do gato representam um possível risco. Pesquisas mostram que um grande número de mulheres já é imune à toxoplasmose antes de engravidar. Se você é dona de um gato ou se já teve um no passado, é possível que tenha sido exposta à infecção sem nem ter percebido. Aí você não corre mais o risco de ter a doença na gravidez. BabyCenter
Por isso tem que fazer o exame, para saber se tem, já teve, ou se tem riscos de contrair a doença.

Depois que descobri do que se tratava a Toxoplasmose, eu morro de medo de comer carne crua. Quase queimo a carne na panela. Ahahahahahaha!


CITOMEGALOVÍRUS
O citomegalovírus (CMV) é um vírus da família do herpes. Estima-se que cerca de 1 por cento dos recém-nascidos nasçam com a infecção, que é chamada de citomegalovirose congênita. A grande maioria dos bebês com CMV não apresenta nenhum sintoma ao nascer, nem depois, ou seja, na maior parte dos casos a infecção é inofensiva. Alguns bebês, porém, nascem com vários problemas devido à citomegalovirose e podem ter sequelas. Em outros casos, aparentemente não há nenhuma complicação no começo, mas meses ou anos mais tarde surge uma sequela, como perda auditiva. BabyCenter

Nossa, eu não tinha ideia do que era! Quando meu exame chegou, eu vi paciente REAGENTE. Entrei em choque! Deu vontade de chorar, me deu desespero. Mas aí descobri que são 2 tipos de exames e reagentes.

Os anticorpos da classe IgM estão presentes apenas na fase aguda da infecção. Ou seja, enquanto eu AINDA estou com a infecção.

Os da classe IgG também aparecem na fase aguda, mas persistem para sempre.

No meu exame deu reagente para o IgG e NÃO-reagente para o IgM. Ou seja, eu não tenho mais.

No site do Dr. Dráuzio Varella diz que dificilmente uma pessoa passará a vida sem pegar o vírus. É tão comum como a gripe. Não faz mal ao adulto, mas muito mal ao bebê.


GLICEMIA
Esse exame de sangue indica o nível de açúcar que há no seu corpo. Se você tem diabete na família ou estiver acima do peso ideal, tem mais chance de desenvolver diabete gestacional, uma condição que só aparece durante a gravidez. BabyCenter

HERPES
O herpes é uma das infecções virais mais comuns, que causa feridas dolorosas na boca ou na região genital (talvez você conheça a doença como a herpes -- os dicionários preferem a forma no masculino, que é menos usada). Se transmitido para o bebê, pode provocar danos cerebrais. A transmissão é mais comum no caso de herpes genital no momento do parto normal. Mas há formas de evitar o contágio. Mais importante que o resultado do exame, no entanto, é a presença ou não de lesões. BabyCenter

Além desses exames também fiz de hormônios (em geral), hormônio da tireóide, HIV, urina e fezes, e um transvaginal.

Todos deram normais. Graças a Deus.
Ela também disse para eu procurar uma nutricionista. Marquei para quarta-feira que vem (10/04). 

Não esqueça de fazer seus exames pré-gravidez! Pense no nenê gostosinho que você vai gerar com toda saúde do mundo!!

E as gravidinhas, que exames fizeram na pré-gravidez? Comentem!!!
Beijos, Dé S. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários aguardam moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...